quinta-feira, 14 de março de 2013

Reivindicações 2013 - contribuição de Modesta Trindade Theodoro, professora da rede/BH


Pautas 

Vocês leram a "Proposta Unificada dos Servidores (Todos os sindicatos)" e as “Propostas aprovadas nas reuniões de representantes realizadas no Sind-REDE”?
Observações:
Sobre a "Proposta Unificada dos Servidores" o nº 1 traz o índice de recomposição, mas não diz se foi feito pelo DIEESE.
Ainda no nº 1, sobre aposentados, vem: “(incluindo os da EC 41)”. Acredito que há certa desinformação. Aposentados com fulcro na EC 41, em sua maioria, já têm paridade. Isto se deveu a uma luta que aposentados da PBH fizeram desde 2006, em campanhas, e, posteriormente, junto à Federação dos Aposentados. O Congresso já votou a Emenda Constitucional que concedeu a paridade. 
Portanto, o correto seria dizer: “incluindo servidores aposentados que ainda não têm a paridade”. São poucos. Apenas quem se aposentou (por opção, não por doença) com o tempo incompleto.
O nº 3 ficou incompleto quanto ao vale lanche.
Colaboração: Modesta Trindade Theodoro
....................................................................................................................
Sobre as “Propostas aprovadas nas reuniões de representantes no Sind-REDE”
1. O “Projeto Veredas” já atende a EI. A reivindicação não seria a aceitação imediata para a progressão?! Verificar com o pessoal da EI.
2. Cuidado com o nº 4 (revogação de instrução de serviço), pois isso pode prejudicar o nº 29, que é a reivindicação de que o PL de adaptação funcional entre na pauta do legislativo municipal. O PL é mais importante e automaticamente, se aprovado, revogará a IS.
3. No nº 7 o vale cultura deveria ser extensivo aos aposentados (que quiserem!).
4. No nº 10 as “bolsas de estudo” já existem. Não seria “aumentar o nº de instituições”?
5. No nº 11 já são computados cursos na AD (Progressão). Ver o que procede.
6. No nº 12 não é possível reivindicar carga horária dentro das 20 h destinadas aos estudantes por causa da LDB. É possível destinar 10 minutos diários para reunião pedagógica perfazendo 50 minutos semanais, sem ferir 20 min. do recreio e as 4 horas diárias do estudante. Verificar novas ideias para outra Assembleia. 
7. Em “Mobilização” o sindicato deveria enviar “pelo menos” a aposentados/as filiados/as os boletins. Isso não tem sido feito há anos.
8. No nº 22 há um retrocesso. É em reunião com professores, auxiliares, diretores, coordenadores, TSEs, secretárias/os que representantes da escola junto ao sindicato são eleitos e não no Colegiado. Do Colegiado faz parte, também, pais, mães e estudantes. Não são eles que irão decidir quem representará os servidores (Que ideia esdrúxula!), quem irá decidir por greves, índices de reajuste, etc. Há aí uma descaracterização de “sindicato”. Já existem Associação de pais e mães. Já existe União de Estudantes, DAs e Grêmios. A ideia, talvez, seja convidar esses representantes para as reuniões, com direito a voz, não?!
9. No nº 34 reavaliar o caso do “Boicote ao Avalia BH”, pois ele praticamente não aconteceu. Fazer pesquisa sobre quantas escolas aderiram ao boicote sem citar nomes e rever em próxima Assembleia. Colocar, também, a questão do “quem corrige”. Professores de Ciências, Português e Matemática estão ficando sobrecarregados!!!
*Em “Campanhas” houve o esquecimento do Plano Nacional de Educação (PNE 2013-2022). Seria bom verificar. 
*Sugiro inserir em “Campanhas” a discussão sobre propagandas governamentais com utilização de crianças pequenas.
P.S. Efetuar uma revisão dos textos antes de protocolá-los na PBH e enviá-los às escolas e aos aposentados (pelo menos) filiados.
Colaboração: Modesta Trindade Theodoro
fonte: http://www.facebook.com/groups/234988276530836/

Um comentário:

  1. Parece que não mudou quase nada do ano passado até 2014. Eu não entendi o boicote. Ana Sh.

    ResponderExcluir