sexta-feira, 29 de maio de 2009

O desafio de fazer o não tradicional com os pés









A proposta da semana passada na UMEI Ouro Minas para as crianças de 4 e 5 anos foi a de desenhar com os pés. Iniciamos com atividades mais conhecidas(apesar de não serem para a meninada): desenhos com os pés que seguravam, entre os dedos, lápis e canetinha sobre papel. As crianças adoraram. Muitas acharam a proposta difícil - foi tentador para elas usar as mãos para ajudar. Mas havia o seguinte combinado: não era válido usar as mãos.
Depois resolvemos extrapolar o papel. Ainda com os pés, em roda, brincamos com um rolo de barbante. Foi uma brincadeira dirigida, com certas regras. O principal desafio era o seguinte: a criança prendia um pedaço de barbante entre os dedos do pé e com o outro chutava o rolo para o colega. Com esses movimentos, no centro da roda foi sendo tecida uma teia. No vídeo abaixo, percebam o trecho lindo da menina que tenta, com esforço,achar soluções apenas com o pé para prender o barbante entre seus dedos (trecho a partir de 1'e06'').



6 comentários:

  1. De onde surgem idéias como esta?
    Queria ver o resultado final da teia. Vc tem?
    Bjos,
    Thaís.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Thata!

    O resultado final não foi preservado. A brincadeira foi feita no chão, logo na entrada da escola. Fundamental naquele momento foi fazer a teia, não preservá-la. Quanto às ideias, são frutos de minha formação, pesquisa, improviso, criatividade... as crianças também são fundamentais neste processo. Todo mundo é ingrediente para essas "receitas". O desenho com os pés é uma das coisas que eu fazia na belas-artes.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito, muito, muito legal essa atividade Cristina. Parabéns! A minha turma espera ansiosa uma visitinha sua. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. fazer coisas diferentes com os pés é mesmo muito legal! Qdo vc quiser, a gente junta a meninada e se diverte um bocado! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Cristina,
    Parabéns pelo trabalho e publicação no blog. Está ficando cada vez melhor!
    E estou divulgando por onde ando.
    Beijos.
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Ei, Sil!!

    Bom te ver por aqui novamente! Agradeço pela apreciação! É muito bacana! Esse é o retorno que a gente espera pelo trabalho que faz.

    Obrigada!!!
    Bjs

    ResponderExcluir