sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trabalhando com perspectiva - Projeto "Iniciação à arte"(crianças de 5 anos). Umei Paraúnas - início de 2oo9


desenho meu, da cena montada na sala para atividade.

"Perspectiva é um termo de significado amplo que possui as seguintes acepções, ainda que elas sejam bastante relacionadas umas com as outras.
Perspectiva (visão). É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente, sendo confundida com a ilusão de óptica. Por exemplo, as linhas paralelas de uma estrada, relativamente a um observador nela situado, parecerão afunilar-se e tenderão a se encontrar na linha do horizonte. Vem do latim spec, que significa visão.
Perspectiva (gráfica). É um campo de estudo da geometria e, em especial, da geometria descritiva. É usada como método para representar em planos bidimensionais (como o papel) situações tridimensionais, utilizando-se de conhecimentos matemáticos e físicos, decorrentes do fenômeno explicado no tópico anterior, para passar a ilusão ao olho humano. Divide-se em várias categorias e foi desenvolvida pelos artistas do Renascimento".




Dependendo de nosso lugar de observação, as coisas são vistas de tamanhos diferentes. Dessa forma, é difícil mensurar o tamanho real de objetos e pessoas. O que está mais afastado de nós, por exemplo, ainda que seja grande, parece pequeno. Do alto de uma serra, vemos a casa que está num vale distante bem pequenina. A aproximação vai aumentando o objeto.


Numa manhã, trabalhando na Paraúnas, levei as crianças para algumas observações. Saimos de sala e, mais afastados do parquinho, olhamos as pessoas que estavam lá. Pareciam pequenas, porque estavam distantes da gente. Mas, ao nos aproximarmos, tudo modificava.
Ao voltarmos para a sala, preparei dois objetos para serem observados. Após, as crianças teriam que desenhá-los. Pus duas cadeiras numa mesma linha, sem estarem próximas. A cadeira que estava mais perto do grupo era pequena e a mais distante, uma cadeira de professor, maior. Quis avaliar como as crianças viam e representavam essa cena. Intencionalmente, para provocar, coloquei a cadeira pequena mais perto deles - ela, com relação à outra, ficaria maior. Será que haveria confusão? Como a cadeirona podia ficar menor do que a pequena? Fiz essa pergunta às crianças - e elas me responderam, sem muita dificuldade, que isso acontecia por causa da distância.









10 comentários:

  1. venha visitar meu blog
    http://bonequinhapreta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. visitei e add! Bjs, companheira!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que blog interessante!! Gostei da idéia, do registro e da arte-educadora que carrega na pele um desenho de criança...rs Gostei de tudo o que vi, de tudo o que li. Vou te seguir! Beijos dourados. Silvania - GERED-NO

    ResponderExcluir
  4. bacana, Silvania, adorei a mensagem! Obrigada pelo carinho!!! Bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tininha!
    Esta sua experiência é realmente muito legal! Vc conversou sobre o resultado dos desenhos depois de prontos com a turma? Esta é a hora q tenho mais dificuldade...
    Fico imaginando também como seria esta experiência com crianças que ainda não desenham figurativamente (talvez 2 anos). Um novo desafio? Inadequado?
    Abraços,
    Thaís

    ResponderExcluir
  6. Ah, Cristinaaaa... não sei o que está acontecendo! Não consigo me add aqui como seguidora. Sempre dá errado! Vou continuar tentando. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ei, Thata,

    Conversei sim com a meninada após a realização dos desenhos. Fizemos análises pensando no que havíamos conversado antes sobre percepção. Sobre as crianças de dois anos, acho mais válido pensar em propostas que estejam mais próximas de suas capacidades, desejos, demandas. A sua teia, por exemplo. Pode ser vista como uma garatuja, que é o desenho deles, num espaço tridimensional. E é também uma possibilidade de circuito, de interação com um espaço desafiador e divertido.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Silvania,
    Ué... não sei o que está acontecendo! Estranhei!!! Continue tentando! É bom vê-la por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. hahahaha! Te encontrei por acaso! (Estava a procura de coisas da Umei Paraunas e te encontro) BOM DEMAIS, UAI!
    Legal o TRABLAHO "depois" ! Estou aqui me lembrando do dia que entrei e vi o quadro da Ceia Eucarística e das cadeiras citadas acima.
    E pensava: QUAL O OBJETIVO DA CRIS? E agora te encontro ... então... PA-RA-BÉNS!
    Aparece, viu menina!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou professora da rede estadual em Arte (5a - 6 ano -. e 6a séries - 7ano) e estava dando uma observada sobre perspectiva, fiz um trabalho com fotos com meus alunos...e gostei muito do seu trabalho...li e já me deu mais idéias. Parabéns!

    ResponderExcluir