domingo, 12 de abril de 2009

O que é arte-educação? Trecho de entrevista com Ana Mae Barbosa



"O ensino da arte no Brasil deve muito à educadora Ana Mae Barbosa. Primeira brasileira com doutorado em arte-educação, pela Universidade de Boston, EUA, ela foi pioneira em aplicar um programa sistematizado do ensino da arte em museus, durante sua gestão como diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo, em 1987. Por meio da metodologia triangular, como ficou conhecida a proposta, Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer’artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica.(grifo meu)

O que vem a ser arte-educação?
Ana Mae Barbosa: Para mim, Arte/Educação é todo e qualquer trabalho consciente para desenvolver a relação de públicos (criança, comunidades, terceira idade etc.) com a arte. Ensino de arte tem compromisso com continuidade e currículo, quer seja educação formal ou informal. Arte Educação foi o termo usado por meus mestres. Eu acrescentei o hífen,Arte-Educação, no momento em que arte era recusada pelos educadores, nos anos de sua introdução obrigatória no currículo escolar, em torno de 1973-1974, para dar idéia de diálogo e mútuo pertencimento entre as duas áreas. Na época, meus mestres gostaram da ideia. Recentemente, em 2000, um lingüista nos aconselhou a usar a barra, pois este sinal, sim, é que significa mútuo pertencimento.Tanto é assim que a barra é muito usada em endereços de sites, quando um assunto específico está dentro de outro mais amplo. Mas Arte/Educação e ensino de arte são faces diferentes de uma mesma moeda, a moeda concreta da intimidade com a arte”.

Trecho de entrevista com Ana Mae Barbosa extraído de: http://www.simaodemiranda.com.br/Falandosobreoensinodaartenaescola.pdf
Quem quiser ver mais, é só acessar o link acima!

Programa Roda Viva com Ana:
http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/370/entrevistados/ana_mae_barbosa_1998.htm

Um comentário: